domingo, 17 de dezembro de 2017

Como escolher um livro para outra pessoa

Chegou a época do Natal e muitos queremos presentear os nossos amigos com livros. Mas ao chegar a uma livraria ou pesquisar em sítios de venda online, deparamo-nos um gigantesca oferta. Há livros para todos os gostos e muitas vezes é  difícil perceber qual o indicado para oferecermos às pessoas que nos são queridas.
Como um dos meus talentos é perceber qual o livro indicado para os outros, vou aqui dar algumas dicas para a escolha de um livro para oferecer:

Hábitos de leitura.

É uma pessoa a ser presenteada lê todos os dias, ou uma daquelas que lê apenas ao fim-de-semana? Talvez algo num meio-termo. 
Para uma pessoa que lê todos os dias, um calhamaço pode ser "despachado" em pouco tempo, mas para além que só lê de vez em quando, um calhamaço pode ficar meses em cima da banca de cabeceira e perder o interesse. 

Os filmes que vê.

O teu amigo está louco para ir ver o novo filme de Star Wars ao cinema? Então ele pode gostar de ler algo de fantasia ou ficção-cientifica. Talvez seja daquelas pessoas que choram no cinema com filmes tocantes. Então um livro romântico pode ser uma opção segura
Normalmente quem gosta de um género de filmes também gosta desse género de livros.

O autor favorito.

Uma opção que vejo muitas pessoas tomarem ao oferecerem uma prenda para um amigo é comprar um livro do autor que ele mais gosta. Por um lado, quase de certeza  que o teu amigo vai gostar do livro, por outro lado, ele pode já ter comprado esse livro ou mais alguém lho oferecer.
Se comprares um livro de um autor que o teu amigo leia  muito certifica-te que ele não o têm, nem faz tensões de comprar.
Uma boa ideia é pesquisar quais são os livros aconselhados para fãs daquele autor.

Filmes/séries que são adaptações e ele gosta.

Há vários livros que eu li após ter visto a adaptação e mesmo sabendo como iria acabar, desfrutei bastante da leitura. Tal como no ponto anterior, aqui corre-se o risco, do nosso amigo já ter o livro, ou então não estar interessado em ler, porque já viu a adaptação. Pesquisar livros para fãs, pode mais uma vez ser uma opção inteligente.

O estado de espírito.

Se o vosso amigo está num estado  de espírito triste, talvez não seja uma boa ideia oferecer-lhe um livro trágico, da mesma forma que não irá achar piada a uma comédia. Talvez uma coisa que o distraia seja o ideal, 

Conhecer bem a pessoa.

Há pessoas que só lê de vez em quando mas gostam de histórias grande, então um calhamaço pode ser indicado. Há outras que gostam de experimentar, por isso um livro totalmente diferente do que estão habituados pode ser uma boa experiência.
 Não há nada como focarmo-nos na pessoa de quem gostamos e naquilo que o vai fazer ficar feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário